quinta-feira, 31 de março de 2016

Dossiê de Registro da Festa do Divino Espírito Santo em São Bartolomeu

A Festa do Divino Espírito Santo e São Bartolomeu, que se realiza todos os anos no distrito de São Bartolomeu é patrimônio cultural imaterial de Ouro Preto. O registro foi finalizado em agosto de 2014 com a apresentação do dossiê de registro junto ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto. A reunião foi realizada conjuntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural.

O processo de registro foi aberto ainda em 2011, incluindo, à época, também a celebração em honra ao Divino Espírito Santo que se realiza em Lavras Novas, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres e do Divino Espírito Santo. Ambas as celebrações foram, desde a abertura do processo de registro, acompanhadas pela equipe do Programa Municipal de Patrimônio Imaterial, tendo sido produzido um dossiê de registro com todas as informações necessárias para se a realização do mesmo, incluindo pesquisas arquivísticas, bibliográficas e de história oral.

Com o fim das pesquisas e produção do dossiê, percebeu-se que, embora com várias aspectos comuns, as celebrações do Divino Espírito Santo de Ouro Preto tratavam-se, na verdade, de duas manifestações distintas e que deveriam, assim, receber reconhecimentos e planos de salvaguarda específicos.

Embora o processo de registro tenha sido apresentado e entendido positivamente pela comunidade de Lavras Novas no momento de sua abertura, os detentores do bem entenderam, quando da finalização do processo, que o registro não era mais de seu desejo. Entendendo-se que o processo de registro só faz sentido com a anuência das pessoas que agem no bem, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres e Divino Espírito Santo não teve o registro homologado. Entretanto, o trabalho de inventário da festa realizado constitui uma importante ferramenta na difusão e na narrativa da celebração em seus diversos aspectos. Além disso, caso os detentores do bem cultural entendam, no futuro, que o registro deva se efetivar, seu trabalho de instrução já se encontra pronto.

A festa em São Bartolomeu tem hoje divulgado aqui o seu dossiê de registro. E, neste ano, a Secretaria de Cultura e Patrimônio em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFOP realizarão o projeto Música e Folia em São Bartolomeu. Oficinas que fazem parte do plano de salvaguarda da festa. O foco neste momento é na difusão de histórias, cânticos e memórias da Folia do Divino de São Bartolomeu, associado à iniciação musical de jovens do distrito.

Toque da Folia do Divino na Festa do Divino Espírito Santo e São Bartolomeu - 2012 - Foto: João Paulo Martins

A Folia do Divino de São Bartolomeu tem uma presença fundamental na festa, iniciando cerca de 80 dias antes o seu giro para arrecadação de esmolas para os festejos, sendo, ao mesmo tempo, uma prática de difusão da fé na Bandeira no Divino.


Aproveitamos esse momento para divulgar a ação de “Inventário de Folias de Minas” que está sendo realizado pelo IEPHA-MG. A Secretaria de Cultura e Patrimônio já cadastrou as informações referentes às folias do Ouro Preto. Os município interessados podem cadastrar no link: http://www.iepha.mg.gov.br/banco-de-noticias/1404-inventario-folias-de-minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário