terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

É Carnaval em Ouro Preto!

A partir desta quinta-feira (16/02/2012) começa oficialmente o carnaval em Ouro Preto. Os festejos contam com shows musicais, participação dos blocos e Escolas de Samba.
A cidade sempre contou com uma programação diversificada, que procura agradar aos diferentes grupos que visitam o município nesta época do ano, bem como aos foliões ouropretanos.
Anteriormente, a folia começava na cidade pelo menos com uma semana de antecedência: eram os saudosos "Grito de carnaval" e as tradicionais "Batalha de Confete". Essas festas eram embaladas ao som de marchinhas tocadas por tradicionais blocos carnavalescos da região. Hoje, são os pré-carnavais que animam e convidam os foliões para a festa maior, como forma de aquecimento para os cinco dias de alegria que tomam conta da cidade.
Através de cartazes da década de 90, podemos observar algumas mudanças nos festejos, em relação à programação mais atual, como por exemplo, alguns grupos, que, infelizmente, deixaram de existir. Um dos mais famosos foi o Banjo de Prata, que saía às ruas a maneira dos antigos cordões carnavalescos, com canções compostas pelo músico Sr. Pedro Marambaia e outras tradicionais marchinhas.
Neste ano, apesar dos problemas causados pelas chuvas na cidade, o carnaval foi mantido com sua programação normal, sofrendo apenas uma pequena alteração, visto que as Escolas de Samba irão desfilar apenas com suas baterias, mestres-sala e porta-bandeiras. Situação semelhante ocorreu no ano de 1992; de acordo com matéria publicada no jornal "O Liberal", o município, mesmo com grandes dificuldades devido às chuvas, superou as expectativas quanto à organização dos festejos, e espantou aquele momento de tristeza com muito samba e folia! 
Dessa forma, o carnaval de Ouro Preto tornou-se uma das manifestações culturais mais tradicionais do Estado, ao promover alegria e descontração ao variado público que visita a cidade nesta época do ano.

                                                              Banjo de Prata

                                                                       Bandalheira
                                                                 Convite do carnaval 95

                                                      Convite de Grito de Carnaval 1995

                                                  Jornal "O Liberal" - 1a quinzena de 1992

                                                       Programação do carnaval de 1995

 Fonte: Arquivo Público Municipal de Ouro Preto


Nenhum comentário:

Postar um comentário